Lhasa – A Região Autônoma do Tibet, no sudoeste da China, construiu mais estações de monitoramento meteorológico para melhorar suas capacidades de acompanhamento e previsão do tempo, de acordo com as autoridades locais.
Nos últimos dez anos, o número de estações de monitoramento meteorológico no Tibet aumentou de 162 para 1.097. Vários projetos de construção de radares meteorológicos foram lançados para receber dados em tempo real de satélites.
O Tibet já alcançou a cobertura completa de agências de serviço meteorológico nas áreas de nível distrital e estações meteorológicas automáticas em vilas, informou o departamento meteorológico regional no sábado.
O clima no Tibet é complicado. A região enfrenta há anos dificuldades para evitar desastres meteorológicos devido à falta de estações de observação.
Atualmente, a taxa de precisão das previsões de dias ensolarados e chuvosos no Tibet atingiu 80,4%, o alerta precoce de forte clima convectivo em áreas primárias atingiu 35 minutos e a liberação de alerta antecipado foi estendida de distritos a vilas, segundo a entidade.