Hefei – Três pelicanos dálmatas, ou Pelecanus crispus, foram vistos pela primeira vez no Lago Chaohu, na Província de Anhui, no leste da China, o quinto maior lago de água doce do país.
As aves raras foram fotografadas por uma equipe local de pesquisa de recursos biológicos e dois observadores de aves na quarta-feira.
O número de pelicanos dálmatas, uma espécie nacional protegida de primeira classe, é bastante pequeno na China. Portanto, é raro ver três deles ao mesmo tempo, de acordo com Yu Lei, especialista em aves da equipe local de pesquisa de recursos biológicos.
“Esta ave pernalta, que se alimenta de peixes, tem um alto nível de alerta e requer um bom ambiente de vida. A proibição de pesca no lago e a melhoria do ambiente são razões por trás do aparecimento desses pelicanos”, disse Yu, acrescentando que eles migraram para cá para passar o inverno.
Mais de 80 aves, como pequenos cisnes e cormorões, também foram vistas na quarta-feira no lago.
A cidade de Hefei, onde o lago se localiza, tomou uma série de medidas para fortalecer a proteção de 10 grandes zonas úmidas ao redor do Lago Chaohu nos últimos anos, incluindo a proibição da pesca, recuperação de terras e despejo de resíduos nas zonas protegidas.