Shanghai – Após a passagem do novo ano, a China Eastern Airlines aumentou a frequência dos voos de validação para o jato de passageiros de grande porte C919, o primeiro jato do tipo desenvolvido pela China.
Segundo a empresa aérea, no primeiro dia do ano novo, a aeronave voou do Aeroporto Internacional Hongqiao de Shanghai para o Aeroporto Internacional Daxing de Beijing e depois retornou a Shanghai. Na segunda-feira, partiu para o Aeroporto Internacional Meilan de Haikou, na Província de Hainan, no sul da China.
O jato de passageiros, de grande porte, está passando pelo processo de voo de validação de aeronaves de 100 horas em nove rotas aéreas. Tomando o Aeroporto Internacional Hongqiao como base, ele viaja para os aeroportos em cidades como Beijing, Chengdu, Xi’an, Haikou, Qingdao, Wuhan, Nanchang e Jinan, e retorna no mesmo dia. Cada voo de verificação simula todo o processo de operação de voo, incluindo despacho e liberação, embarque de passageiros, operação do piloto e manutenção, entre outros.
A empresa completou o treinamento de nove pilotos, 24 comissários de bordo e 13 funcionários de manutenção para os voos do jato C919. O treinamento para o segundo grupo de tripulantes de voo e outros funcionários de apoio também está em andamento.
A China Eastern Airlines deu à primeira aeronave C919 um layout de 164 assentos com muitos designs humanizados, como classe econômica de assento largo, compartimentos de bagagem suspensos e iluminação situacional.
A operadora disse que os resultados do processo de voo de validação devem ser revisados e inspecionados pela Administração de Aviação Civil da China, prevendo a operação comercial do jato já na primavera de 2023, se os resultados dos testes se mostrarem satisfatórios.