Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Começa construção de megaprojeto de armazenamento de energia por bombeamento no sudoeste da China

Chengdu – A construção de um grande projeto hidrelétrico voltado ao armazenamento de energia por bombeamento começou na quinta-feira na subregião autônoma tibetana de Garze, na Província de Sichuan, sudoeste da China.

O reservatório da usina hidrelétrica de Lianghekou, situado no rio Yalong, servirá como o reservatório superior da nova instalação – o primeiro projeto hidrelétrico de armazenamento por bombeamento em Sichuan.

O reservatório de outra usina hidrelétrica a jusante, que precisará ser ampliado, servirá como reservatório inferior da instalação.

Além da água bombeada do reservatório inferior para o reservatório superior, o projeto em construção também usará fontes naturais de água para produzir eletricidade, como a água da chuva e a de escoamento, para o reservatório superior.

Estão previstas a instalação de quatro unidades hidrogeradoras reversíveis, cada uma com capacidade de 300 mil kW. Combinado com a capacidade instalada existente de 3 milhões de kW da usina hidrelétrica de Lingheku, espera-se que a capacidade instalada total do novo projeto atinja 4,2 milhões de kW.

Com uma altitude de 3 mil metros acima do nível do mar, a instalação se tornará, após sua conclusão, o projeto hidrelétrico de armazenamento de energia por bombeamento da China com a maior altitude, bem como o maior projeto de armazenamento por bombeamento do mundo com diversas fontes de água para geração de energia.

A construção do projeto apoiará ainda mais o desenvolvimento socioeconômico de Sichuan, disse Wang Haibo, gerente-geral da State Development & Investment Corp., Ltd., uma das principais acionistas do desenvolvedor do projeto.

O novo projeto também é de grande importância para otimizar a estrutura de fornecimento de energia da rede elétrica, salvaguardar a segurança energética nacional e impulsionar o desenvolvimento em larga escala de energia limpa, acrescentou Wang. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo