Beijing – A Academia Chinesa de Ciências (CAS, em inglês) divulgou uma série de relatórios nesta terça-feira revelando que a China fez grandes conquistas em seu ambiente ecológico na última década. Os relatórios mostram que a quantidade total de recursos de água doce disponíveis nos lagos e reservatórios da China aumentou significativamente. A transparência da maioria dos lagos tem melhorado constantemente, assim como a biodiversidade em alguns lagos importantes.
Os relatórios também apontam que a área total das zonas úmidas da China está em uma tendência de recuperação contínua, e a proteção da biodiversidade das zonas úmidas tem sido frutífera.
Quanto às montanhas, a prevenção e o controle da erosão dos solos têm sido altamente eficazes, e foi construído um sistema eficiente de prevenção e controle de desastres nas montanhas.
De acordo com os relatórios, a conservação da água nas áreas áridas do noroeste da China tem visto resultados notáveis, com o aumento da eficiência do uso da água e a expansão das áreas que usam irrigação que economiza a água.
Os relatórios também afirmam que o ambiente ecológico nos três aglomerados urbanos de Beijing-Tianjin-Hebei, o Delta do Rio Yangtzé e a Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau tem melhorado constantemente. A qualidade do ambiente atmosférico e aquático melhorou significativamente. A eficiência do uso de recursos e energia aumentou e as emissões de poluentes caíram.
Zhang Tao, vice-presidente da CAS, disse que, nos últimos 10 anos, a proteção ambiental ecológica da China teve mudanças históricas.
A CAS divulgou a série de relatórios com o objetivo de ajudar a promover a governança e a proteção ambiental ecológica na China por meio da compreensão científica e sistemática de objetos de pesquisa, acrescentou Zhang.