Beijing – Os lucros das principais empresas industriais chinesas caíram 3,6% em termos anuais nos primeiros 11 meses deste ano, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) divulgados nesta terça-feira.
As empresas industriais com uma receita anual proveniente de negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,88 milhões) viram seus lucros combinados atingirem cerca de 7,72 trilhões de yuans no período, disse o órgão.
“Em novembro, a produção industrial desacelerou-se, e a pressão sobre as operações de negócios aumentou devido aos fatores como o ressurgimento da epidemia e a fraca demanda, mas a estrutura dos lucros continuou a melhorar”, disse a estatística sênior do DNE, Zhu Hong.
Se forem excluídas as quedas acentuadas em algumas empresas, como empresas de processamento de aço e petróleo e duas principais empresas de vacinas que obtiveram lucros notavelmente altos há um ano, a taxa de crescimento geral do lucro será de 6,6% no período de janeiro a novembro deste ano, disse Zhu.
Durante o período, 20 das 41 principais indústrias registraram crescimento nos lucros, ultrapassando as 19 nos primeiros 10 meses.
Os lucros do setor de exploração de petróleo e gás subiram 1,13 vez em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto os setores de produção e fornecimento de energia elétrica e aquecimento e de mineração e lavagem de carvão relataram aumentos de lucros de 47,2% e de 47%, respectivamente.
Nos primeiros 11 meses, as receitas combinadas das empresas industriais sustentaram o crescimento, subindo anualmente 6,7% para 123,96 trilhões de yuans, mostraram os dados do DNE.