Shanghai – O grande jato de passageiros C919 da China completou nesta segunda-feira seu primeiro voo de validação por companhia aérea, ao decolar de um aeroporto de Shanghai e pousar em um aeroporto de Beijing.
Ele marca o início do processo de voos de validação da aeronave, que somará 100 horas e durará até meados de fevereiro de 2023. O processo de testes verificará de forma abrangente a confiabilidade do C919 tendo a operação comercial como objetivo – a fim de garantir sua segurança e eficiência.
O C919 é o primeiro jato de grande porte desenvolvido pela China.
O processo de voos de validação para aeronave, num total de 100 horas, contempla pousos em várias cidades da China, como Beijing, Chengdu, Xi’an, Haikou e Qingdao, de acordo com a China Eastern Airlines, operadora de lançamento do C919.
A primeira aeronave C919 foi entregue à China Eastern Airlines no início deste mês.
O primeiro grupo de pilotos, comissários de bordo e pessoal de manutenção concluiu seu treinamento. Além disso, foi realizado treinamento adicional para funcionários em posições-chave, informou a China Eastern Airlines.
Os resultados do processo dos voos de validação serão revisados e inspecionados pela Administração Estatal de Aviação Civil da China, e uma licença operacional para C919 será emitida para a companhia aérea se os resultados dos testes forem satisfatórios.
Espera-se que a aeronave seja colocada em operação comercial pela China Eastern Airlines na primavera de 2023.