Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xi destaca fortalecer força da China em agricultura na importante conferência de trabalho rural

Xinhua/Ju Peng

Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu maiores esforços para aumentar a força da China na agricultura e fazer um bom trabalho na agricultura e nas áreas rurais.

   Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações ao participar e discursar na conferência central de trabalho rural, de sexta a sábado, realizada anualmente em Beijing.

   Impulsionar a vitalização rural em todos os aspectos e avançar mais rapidamente para fortalecer a força da China na agricultura faz parte dos planos estratégicos do Comitê Central do PCCh de transformar a China em um grande país socialista moderno em todos os aspectos, apontou Xi.

   Xi pediu todos os esforços para avançar com o trabalho relacionado à agricultura, áreas rurais e agricultores com a vitalização rural como foco e promover vigorosamente a modernização agrícola e rural.

   Li Keqiang presidiu a conferência, que também contou com a presença de Li Qiang, Wang Huning, Han Zheng, Cai Qi e Ding Xuexiang.

   Ao aumentar a força da China na agricultura, esforços devem ser feitos para refletir as características chinesas e levar em consideração as condições nacionais da China, dotação de recursos com terras limitadas para uma enorme população, o histórico da civilização agrícola e a exigência dos tempos de harmonia entre humanidade e natureza, disse Xi.

   A China deve seguir seu próprio caminho em vez de simplesmente seguir os modelos estrangeiros de desenvolvimento da agricultura moderna, acrescentou.

   Xi pediu o fortalecimento da elaboração desde o topo e o desenvolvimento de planos para avançar mais rapidamente para fortalecer a força do país na agricultura, tomando medidas constantes e incrementais e resolvendo questões práticas que são mais urgentes para o desenvolvimento agrícola e rural e de preocupação mais premente para os agricultores .

   É sempre uma prioridade garantir um fornecimento estável e seguro de grãos e produtos agrícolas essenciais, enfatizou Xi, pedindo esforços para manter a área de terras agrícolas do país acima da linha vermelha de 1,8 bilhão de mu (cerca de 120 milhões de hectares) e revitalizar efetivamente a indústria de sementes .

   Xi assinalou que devem ser feitos esforços para aumentar a produção de grãos e reduzir as perdas, bem como para estabelecer um sistema diversificado de abastecimento de alimentos e expandir as fontes de alimentos de várias maneiras.

   O avanço da vitalização rural em todos os setores é uma tarefa crucial para fortalecer a força da China na agricultura na nova era, de acordo com Xi. Ele pediu a transferência de mão de obra, recursos materiais e apoio fiscal para a vitalização rural, afirmando que consolidar e expandir as conquistas no alívio da pobreza é a tarefa fundamental da vitalização rural.

   Xi destacou a necessidade de contar tanto com ciência e tecnologia quanto com reformas para facilitar o trabalho de fortalecimento da agricultura da China. Ele pediu esforços para estabelecer um sistema multinível de inovação em ciência e tecnologia agrícola com sólida divisão de trabalho e cooperação e competição moderada.

   Xi destacou o aprofundamento da reforma rural para que mais frutos da reforma possam ser compartilhados pelos agricultores.

   É necessário remover as barreiras institucionais que impedem as trocas iguais e os fluxos bidirecionais de fatores de produção entre as áreas urbanas e rurais e facilitar o fluxo de fatores de desenvolvimento, bem como vários serviços para as áreas rurais, disse Xi.

   Xi enfatizou que a modernização das áreas rurais é o requisito intrínseco e a condição necessária para fortalecer a força da China na agricultura, o que implica a construção de um campo belo e harmonioso, desejável para se viver e trabalhar.

   Ele exigiu um desenvolvimento mais rápido de instalações de serviços públicos em áreas como prevenção de epidemias, assistência a idosos, educação e assistência médica em áreas rurais. São necessários esforços para melhorar a infraestrutura rural, os serviços públicos e o ambiente de vida para garantir que os residentes rurais possam levar uma vida moderna, disse ele.

   A liderança do Partido se deve manter fiel ao trabalho relacionado à agricultura, áreas rurais e agricultores, disse Xi.

   Presidindo a conferência, Li Keqiang pediu esforços para estudar seriamente o importante discurso de Xi e implementar bem as decisões e planos feitos pelas autoridades centrais.

   Em seus comentários finais na conferência, Hu Chunhua disse que o importante discurso de Xi é um guia científico e um programa de ação para aumentar a força da China na agricultura, acelerar a modernização agrícola e rural e promover a vitalização rural em todos os setores. Ele sublinhou a prevenção e controle da COVID-19 nas áreas rurais para proteger a saúde dos residentes rurais e a produção normal e as ordens de vida.

   A conferência também discutiu um projeto de diretriz sobre as principais tarefas de avanço da vitalização rural em 2023.

Sair da versão mobile