Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Produção de recuperação terciária de petróleo do campo petrolífero de Daqing, na China, atinge recorde

 Harbin – O Daqing Oilfield, o maior campo petrolífero terrestre da China, produziu mais de 10,26 milhões de toneladas de petróleo bruto por meio da tecnologia de recuperação terciária de petróleo nos primeiros 11 meses deste ano, atingindo um recorde, de acordo com a Daqing Oilfield, subsidiária da China National Petroleum Corporation.

   O montante representou 37,4% da produção total de petróleo bruto do campo petrolífero durante o mesmo período. Até agora, a produção anual de petróleo bruto através da recuperação terciária do campo petrolífero de Daqing excedeu 10 milhões de toneladas por 21 anos consecutivos.

   A recuperação terciária, também conhecida como recuperação aprimorada de petróleo, é o terceiro estágio da extração de petróleo de uma reserva de petróleo. Através da injeção de produtos químicos, o método explora o petróleo que não pode ser coletado nos estágios de recuperação primária e secundária.

   Atualmente, a tecnologia terciária de recuperação de petróleo é amplamente utilizada em reservatórios de Classe I e Classe II no Campo de Daqing, e a taxa de recuperação é aumentada em 14% a 20% com base na tecnologia secundária de recuperação de petróleo.

   O Campo de Daqing é uma das maiores bases de produção de petróleo da China. Localizado na Província de Heilongjiang, no nordeste do país, o campo petrolífero fez uma contribuição significativa para a moderna indústria petrolífera da China.

   Daqing produziu mais de 2,4 bilhões de toneladas de petróleo bruto desde que foi descoberto, em 1959. O campo petrolífero é responsável por cerca de 40% da produção doméstica total de petróleo bruto onshore da China durante o mesmo período.

Sair da versão mobile