Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Xi diz que China está pronta para avançar nas relações com Austrália com base no respeito mútuo e nos princípios de ganho mútuo

Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta quarta-feira que a China está pronta para promover as relações com a Austrália com base no respeito mútuo e nos princípios de ganho mútuo.

Xi trocou felicitações com o governador-geral australiano, David Hurley, e o primeiro-ministro, Anthony Albanese, para comemorar o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

Nas mensagens, Xi disse que desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Austrália, há 50 anos, a cooperação prática em vários campos alcançou resultados frutíferos, trazendo benefícios tangíveis para os povos dos dois países.

O desenvolvimento saudável e estável das relações entre a China e a Austrália, ambos países importantes na região da Ásia-Pacífico, não é apenas do interesse fundamental de seus povos, mas também é propício à promoção da paz, estabilidade e prosperidade da região e do mundo, acrescentou ele.

Xi disse que atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Austrália e está pronto a trabalhar com o lado australiano para aproveitar o 50º aniversário das relações diplomáticas como uma oportunidade, aderir ao respeito mútuo, princípios de ganho mútuo, promover o desenvolvimento sustentável de parceria estratégica abrangente China-Austrália e continua a trazer benefícios para as duas nações.

Esta decisão histórica de 50 anos atrás abriu caminho para o desenvolvimento das relações bilaterais, trazendo crescimento e oportunidades para ambos os países, disse Hurley, acrescentando que olhando para o futuro, a Austrália permanece comprometida com um relacionamento estável e construtivo com a China, guiado pelo respeito mútuo e benefício recíproco e alinhado com sua parceria estratégica abrangente.

No mesmo dia, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e Albanese também trocaram mensagens de parabéns.

Em sua mensagem, Li expressou sua esperança de que a China e a Austrália aproveitem o 50º aniversário do estabelecimento de seus laços diplomáticos para aprofundar os intercâmbios e a cooperação em diversas áreas, promover conjuntamente o desenvolvimento sustentado, saudável e estável das relações China-Austrália para trazer mais benefícios para seus povos.

Por sua parte, Albanese disse que se necessitaram coragem e visão para o então governo do Partido Trabalhista, sob o então primeiro-ministro Gough Whitlam, em 1972, decidir estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China, acrescentando que a decisão acertada abriu o caminho para uma forte relação duradoura e mutuamente benéfica entre os dois países.

Albanese frisou que acredita firmemente que uma relação estável Austrália-China é do interesse de ambos os países e que espera continuar a trabalhar com a China para desenvolver ainda mais sua parceria estratégica abrangente com base no respeito e benefício mútuos. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo