Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Observatório Econômico: Empresas alemãs na China mostram otimismo sobre perspectivas para 2023

Beijing – Empresas alemãs mostraram otimismo em relação a suas perspectivas de desempenho de negócios na China em 2023, depois que a segunda maior economia do mundo otimizou sua resposta à COVID-19 e prometeu um apoio mais forte ao crescimento econômico.

   Metade das 593 empresas alemãs entrevistadas com sede na China esperava um aumento no volume de negócios em 2023 em comparação com 2022, de acordo com a mais recente pesquisa de confiança empresarial da Câmara de Comércio da Alemanha na China.

   Entre as entrevistadas, 37% preveem maiores lucros no próximo ano. Além disso, 77% das empresas alemãs pesquisadas esperavam um crescimento anual crescente em suas indústrias para os próximos cinco anos.

   No início deste mês, a China anunciou uma série de medidas para otimizar sua resposta à COVID-19, a fim de melhor coordená-la com as necessidades de desenvolvimento econômico e social, o que marcou a mudança para uma nova fase da prevenção e controle da COVID-19 no país.

   O recente ajuste da China em sua resposta à COVID-19 é um desenvolvimento muito bem-vindo e ajuda a restaurar a confiança empresarial a médio e longo prazos, disse o relatório.

   As empresas alemãs têm investido pesadamente na China este ano. Dados do Ministério do Comércio mostraram que, nos primeiros 10 meses de 2022, o investimento estrangeiro direto da Alemanha na China subiu 95,8% em termos anuais.

   Muitos dos investimentos alemães na China visaram a manufatura, especialmente o setor automobilístico.

   A joint venture do BMW Group na China, a BMW Brilliance Automotive Ltd., informou em novembro que investirá 10 bilhões de yuans (US$ 1,43 bilhão) em um novo projeto de produção de baterias na Província de Liaoning, no nordeste da China.

   O novo investimento segue uma fase de atualização extensa na base de produção da BMW na província, incluindo uma fábrica de 15 bilhões de yuans inaugurada em junho de 2022.

   Na semana passada, caminhões pesados produzidos domesticamente pela montadora alemã Mercedes-Benz Trucks chegaram ao mercado chinês. Esses caminhões são produzidos em uma fábrica de propriedade de uma joint venture sino-alemã capaz de produzir 60.000 caminhões por ano.

   O lançamento oficial dos caminhões Mercedes-Benz fabricados na China foi outro marco do desenvolvimento de longo prazo da empresa na China, disse Karl Deppen, membro do conselho de administração da Daimler Truck Holding AG.

   “Apesar de todas as oportunidades e desafios, a China permanece incomparável em termos de tamanho de mercado e oportunidades de crescimento de mercado para muitas empresas alemãs. A grande maioria permanecerá comprometida com o mercado chinês”, disse Clas Neumann, presidente da Câmara de Comércio da Alemanha na China.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo