Tachkent – O vice-primeiro-ministro chinês, Hu Chunhua, se reuniu com o primeiro-ministro uzbeque, Abdulla Aripov, nesta sexta-feira na capital do Uzbequistão.
Hu pediu que Aripov transmitisse as cordiais saudações do presidente chinês, Xi Jinping, ao presidente uzbeque, Shavkat Mirziyoyev, e informou Aripov sobre as principais conquistas e o significado de longo alcance do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China.
Os dois chefes de Estado se reuniram duas vezes este ano e chegaram a um amplo consenso sobre o aprofundamento da cooperação bilateral, traçando o curso para o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente China-Uzbequistão, disse Hu.
A China está pronta para trabalhar com o Uzbequistão para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, fortalecer a cooperação mutuamente benéfica e compartilhar oportunidades de desenvolvimento, disse ele.
A China está pronta para trabalhar com o Uzbequistão para implementar a visão de uma comunidade China-Uzbequistão com um futuro compartilhado, aumentar o apoio firme um ao outro, fortalecer o acoplamento de estratégias de desenvolvimento entre os dois países, expandir a cooperação bilateral em economia, comércio e investimento, fazer progressos sólidos na construção de conectividade, melhorar os corredores de transporte transcontinentais da Eurásia, intensificar ainda mais a cooperação energética e aproveitar o potencial da cooperação agrícola, acrescentou Hu.