Urumqi – Uma mulher de 101 anos se recuperou da COVID-19 após 10 dias de tratamento médico na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, de acordo com sua família e médicos.
He Cui foi internada em 9 de novembro no 8º Hospital Afiliado da Universidade Médica de Xinjiang, em Urumqi, capital de Xinjiang, com um resultado positivo no teste de ácido nucleico.
Após a admissão, a residente centenária de Urumqi relatou sintomas de tosse e febre, bem como hipertensão como condição subjacente, disse Lu Chen, chefe da equipe de especialistas em tratamento da COVID-19 de Xinjiang.
Lu disse que, considerando os altos riscos envolvidos no tratamento de pacientes idosos com COVID-19, eles reuniram especialistas médicos de dois hospitais para personalizar um plano de tratamento para He.
“Departamentos como terapia intensiva, doenças respiratórias, cardiologia, geriatria, nutrição e medicina tradicional chinesa trabalharam com farmacêuticos clínicos, psiquiatras e terapeutas de reabilitação. Construímos uma grande equipe para o tratamento total”, disse Lu.
Li Ti, filha de He, disse que quando sua mãe descobriu que ela tinha COVID-19, a velha senhora pensou que tinha poucas chances de se recuperar. “Ela disse que não havia problema em desistir dela e nos pediu para pular a intubação dolorosa caso o inevitável acontecesse.”
Mas logo depois de receber medicação e nutrientes, sua mãe se sentiu muito melhor, disse Li, descrevendo sua recuperação como “milagrosamente rápida”.
Ele recebeu alta do hospital designado para a COVID-19 em 19 de novembro e passou mais uma semana sob observação médica em outro hospital antes de voltar para casa. Todos os tratamentos e medicamentos foram gratuitos.
“Recentemente, ela me disse que está novamente andando normalmente. Fiquei tão feliz em ouvi-la”, disse Li.