Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Banco Central do Brasil indica alta probabilidade da inflação estourar a meta oficial em 2023

Rio de Janeiro – O Banco Central (BC) do Brasil indicou nesta quinta-feira que a possibilidade da inflação brasileira ficar acima da meta oficial em 2023 é de 57%.

A nova revisão da autoridade monetária aumentou de 4,6% para 5% o fechamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no Brasil, no próximo ano, acima, portanto, da meta oficial de 3,25%, com margem de tolerância entre 2,75 e 4,75%.

Para 2022, a projeção é que a inflação chegue a 6%, acima também da meta oficial, que é de 3,5%, com 1,5 ponto percentual de tolerância.

O estouro da meta oficial obrigará o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a divulgar uma carta pública explicando o porquê do objetivo não ter sido alcançado.

Segundo a lei que deu autonomia ao Banco Central, o dever fundamental da autoridade monetária é manter o poder aquisitivo da população e Campos Neto teve que dar explicações em 2021, quando a inflação atingiu 10,06%, quando a meta era de 3,75%.

De acordo com o Boletim Focus divulgado na última segunda-feira, os analistas do mercado financeiro projetam uma inflação de 5,79% este ano e de 5,08% em 2023.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo