Beijing – O Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) convocou uma reunião na terça-feira para analisar e estudar o trabalho econômico para 2023 e tomar providências para melhorar a conduta e a integridade moral do Partido e combater a corrupção.
Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, presidiu a reunião.
Em relação ao trabalho econômico para o próximo ano, a reunião enfatizou a necessidade de se implementarem plenamente as diretrizes do 20º Congresso Nacional do PCCh e fazer progressos sólidos no avanço da modernização chinesa.
Foi enfatizado na reunião que o país dará atenção especial para garantir o crescimento, o emprego e os preços estáveis, prevenir e neutralizar os principais riscos de forma eficaz e se esforçará para alcançar uma melhoria geral no desempenho econômico caracterizado por maior qualidade e crescimento razoável.
Uma política fiscal proativa e uma política monetária prudente serão continuamente implementadas para buscar um progresso econômico estável, observou a reunião.
No encontro, foi decidido que as políticas em várias esferas serão melhor coordenadas, enquanto as respostas epidêmicas serão otimizadas, formando sinergia para um desenvolvimento de alta qualidade.
Por exemplo, as políticas industriais precisam impulsionar tanto o desenvolvimento quanto a segurança, enquanto as políticas no campo da ciência e tecnologia devem se concentrar na autoconfiança e no autoaperfeiçoamento, e as políticas sociais precisam garantir a subsistência das pessoas.
Também serão feitos esforços para expandir ainda mais a demanda doméstica e para dar pleno fôlego ao papel fundamental do consumo e ao papel-chave do investimento.
A reunião também enfatizou a necessidade de fortalecer a resiliência das cadeias industriais e cadeias de suprimentos, impulsionar a abertura em alto nível e fazer maiores esforços para atrair e utilizar o investimento estrangeiro.
A reunião assinalou que, após uma década de esforços no exercício de uma plena e rigorosa autogovernança do Partido, foi alcançada uma vitória esmagadora na luta contra a corrupção e o sucesso foi consolidado, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
A reunião exigiu o fortalecimento inabalável da determinação política no exercício pleno e rigoroso da autogovernança do Partido e a garantia de que a auto-reforma do Partido para a nova era seja levada adiante.
Com a plena implementação dos princípios orientadores do 20º Congresso Nacional do PCCh como uma tarefa central, devem ser feitos esforços para impor uma supervisão política rigorosa para manter a autoridade e a liderança centralizada e unificada do Comitê Central do PCCh, disse a reunião.
Pedindo a estrita adesão à decisão de oito pontos da liderança central do Partido sobre a melhoria da conduta do Partido e do governo, a reunião prometeu ações rigorosas contra práticas de hedonismo e extravagância e punição severa para aqueles que continuam a violar a disciplina e as regras do Partido, apesar das repetidas advertências e proibições.
Observando que a disciplina do Partido deve ser efetivamente aplicada, a reunião exigiu a integração de requisitos rigorosos durante todo o processo desde a elaboração das regras do Partido até a educação sobre a disciplina do Partido e a supervisão da aplicação da disciplina.
A reunião ressaltou uma dura e prolongada batalha contra a corrupção. O foco deve estar na corrupção que envolve elementos políticos e econômicos, corrupção em setores com alta concentração de poder, fundos e recursos e funcionários corruptos de baixo escalão, cuja má conduta afeta diretamente a vida das pessoas, observou.
Também foi sublinhado que o sistema de supervisão do Partido e do país deve ser melhorado e que a inspeção política deve transformar-se numa arma afiada contra a corrupção e a má conduta.
Antes desta reunião, Xi presidiu uma reunião do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, durante a qual foram apresentadas informações sobre o trabalho da Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) e da Comissão Nacional de Supervisão e a preparação para a segunda sessão plenária da 20ª CCID.
A reunião estabeleceu que a sessão está programada para ocorrer de 9 a 11 de janeiro do próximo ano.