Beijing – O mercado de gestão do patrimônio previdenciário da China tem visto um funcionamento estável desde que o país lançou o programa piloto no ano passado, mostraram os dados de mercado.
Os primeiros quatro produtos piloto de gestão do patrimônio de aposentadoria, revelados em dezembro passado em quatro cidades designadas, todos alcançaram rendimentos até o momento, confirmaram os dados.
O desempenho desses produtos no ano passado refletiu sua capacidade de oferecer retornos estáveis apesar das volatilidades no mercado financeiro, disse Dong Ximiao, pesquisador chefe da Merchants Union Consumer Finance Company Limited.
Até agora, foram lançados no mercado cerca de 50 produtos de gestão de patrimônio para pensões, de acordo com ChinaWealth.com.cn — um site que fornece informações sobre os negócios de gestão de patrimônio do país.
A China revelou o primeiro lote de produtos piloto de gestão de patrimônio para aposentadoria nas cidades de Wuhan, Chengdu, Shenzhen e Qingdao no ano passado, com o objetivo de ampliar as fontes de renda para aposentadoria. O programa piloto foi expandido para outras seis cidades em março de 2022.
Analistas esperavam rendimentos mais altos desses produtos no médio e longo prazo, dizendo que a recuperação continuará, já que os sólidos fundamentos econômicos do país permanecerão inalterados.
A China tem um sistema de pensões baseado em três pilares, cobrindo o programa nacional básico de seguro por idade, as anuidades de empresas e ocupacionais e os produtos financeiros comerciais voltados a idosos ou os planos de previdência privada – que se combinam para formar o terceiro pilar. Como parte do plano de previdência privada, o mercado de gestão de patrimônio de pensões desfruta de grande potencial de desenvolvimento.