Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Mãe e filhote de panda selvagem são flagrados por câmera no sudoeste da China

Captura de tela mostra o filhote de panda gigante Xiao Qi Ji desfrutando de um bolo de gelo para comemorar seu aniversário de um ano com sua mãe, Mei Xiang, no Zoológico Nacional de Smithsonian em Washington, Estados Unidos, 21 de agosto de 2021. (Fonte: Zoológico Nacional de Smithsonian)

Chengdu, 5 dez (Xinhua) — Câmeras infravermelhas em uma reserva natural na Província de Sichuan, no sudoeste da China, capturaram imagens de uma panda gigante selvagem mãe e seu filhote, uma cena rara para a espécie normalmente solitária.

Os videoclipes mostraram uma panda adulto passeando na floresta da Reserva Natural Nacional de Tangjiahe, com um olhar atento vagando pelo ambiente. Ela foi seguida por um panda filhote que entrou nas câmeras.

Funcionários da reserva recentemente descobriram os vídeos ao revisar informações coletadas por suas câmeras no quarto trimestre deste ano.

“Estima-se que o filhote tenha cerca de 1 ano de idade. Este inverno pode ser o último que ele passa com a mãe”, disse Huang Yan, especialista do Centro de Pesquisa e Conservação do Panda Gigante da China.

Especialistas observaram que os filhotes de panda gigante selvagem geralmente são criados por suas mães. Eles deixam suas mães para viverem sozinhos após dois anos de idade.

As câmeras capturaram vários videoclipes e imagens de pandas gigantes na área este ano, o que mostra que a espécie tem uma crescente população na reserva.

Localizada na vila de Qingchuan, a reserva Tangjiahe tem cerca de 40 mil hectares de área e faz parte do Parque Nacional do Panda Gigante. É uma reserva natural abrangente dedicada a proteger os pandas gigantes e seus habitats. 

Sair da versão mobile