Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Gás ultrafrio com três átomos é criado para pesquisa de química quântica, diz estudo

Hefei – Um grupo de cientistas chineses criou, pela primeira vez no mundo, um gás denso e ultrafrio de moléculas de três átomos, tornando-se um marco experimental que oferece múltiplas oportunidades de pesquisa para a química quântica.

O estudo publicado na sexta-feira na revista Science relatou a criação do gás a partir de uma mistura de moléculas de sódio e potássio no estado fundamental e átomos de potássio.

A química é um processo que pode ser definido, em essência, pela mecânica quântica, mas os próprios efeitos quânticos são tecnicamente difíceis de observar já que a temperatura é relativamente alta nas reações químicas.

Portanto, os cientistas vêm tentando desacelerar e resfriar essas partículas para ver claramente as regras por trás do nosso universo em um micro-nível.

Após a criação bem-sucedida de gases ultrafrios de moléculas de dois átomos, o próximo desafio experimental é preparar e controlar gases ultrafrios de moléculas de três átomos com mais graus de liberdade, segundo os pesquisadores.

Os pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China liderados por Pan Jianwei conseguiram criar o gás ultrafrio, cuja temperatura fica extremamente próxima do zero absoluto.

Os resultados possibilitam aplicações futuras no processamento de informações quânticas e medição quântica de precisão, de acordo com os pesquisadores.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo