Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xi realiza conversações com presidente do Conselho Europeu

Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, realizou conversações com o presidente em visita do Conselho Europeu, Charles Michel, em Beijing, nesta quinta-feira.

Xi disse que a visita do presidente Michel à China após a conclusão do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) — em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE) — demonstra a boa vontade da UE para o desenvolvimento das relações com a China.

Observando que a China e a UE são duas grandes forças para a paz mundial, dois grandes mercados para o desenvolvimento comum e duas grandes civilizações para o progresso humano, Xi disse que é do interesse comum da China, da UE e da comunidade internacional manter a dinâmica ascendente das relações China-UE e buscar benefícios mútuos.

Quanto mais turbulenta for a situação internacional e quanto mais proeminentes forem os desafios globais, maior será o significado global das relações China-UE, acrescentou ele.

Xi também mencionou o camarada Jiang Zemin, dizendo que Jiang faleceu na quarta-feira em Shanghai por doença, apesar do tratamento médico. Durante seu mandato como líder de Estado da China, o camarada Jiang deu grande importância ao desenvolvimento das relações China-UE. Ele visitou países europeus muitas vezes, manteve contato estreito com líderes da UE e países europeus, promoveu o estabelecimento do mecanismo de reunião dos líderes da China e da UE e estimulou o diálogo e a cooperação entre os dois lados em vários campos.

“Prosseguiremos com seu legado e continuaremos a consolidar e desenvolver as relações China-UE”, disse Xi, acrescentando que a China continuará a ver e desenvolver suas relações com a UE a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, e está pronta para fortalecer comunicação e coordenação estratégicas com a UE para garantir o crescimento constante da parceria estratégica abrangente China-UE.

Xi expôs os resultados-chave do 20º Congresso Nacional do PCCh e as cinco características da modernização chinesa. Ele enfatizou que atualmente, em meio a mudanças aceleradas no mundo, nos tempos e na história, todos os países estão pensando no caminho à frente. O 20º Congresso Nacional do PCCh deu a resposta da China: seguiremos o caminho do socialismo com características chinesas, aplicaremos uma filosofia do desenvolvimento centrada no povo, e continuaremos comprometidos em aprofundar a reforma e a abertura; e permaneceremos firmes na busca de uma política externa independente de paz, manteremos os objetivos da política externa de defesa da paz mundial e promoção do desenvolvimento comum, e ficaremos comprometidos em promover a construção de uma comunidade humana com um futuro compartilhado.

Observando que o desenvolvimento da China marca uma força crescente para a paz mundial, Xi disse que a China nunca buscará hegemonia nem expansão, e que isto é o compromisso político solene do PCCh e reflete a vontade dos mais de 1,4 bilhões do povo chinês.

“Temos a confiança e a capacidade de injetar valiosa certeza e estabilidade na comunidade internacional através da estabilidade de nosso sistema, governança, políticas e desenvolvimento”, acrescentou ele.

Observando que o caminho chinês para a modernização e a integração europeia são escolhas que a China e a UE, respectivamente, fizeram com olho no futuro, Xi disse que os dois lados devem ter compreensão e apoio mútuos um para o outro, e que a China espera que a UE se torne um parceiro importante na busca do caminho chinês para a modernização e compartilhe as oportunidades oferecidas pelo mercado, pela abertura institucional e pela cooperação internacional aprofundada da China.

Sair da versão mobile