Beijing – A China aprovou 2.495 produtos de indicação geográfica (IG) e registrou 7.013 marcas de IG até o final de outubro, informou a Administração Nacional de Propriedade Intelectual nesta quarta-feira.
O sinal IG é usado para mostrar a origem geográfica específica de um produto e identificar suas qualidades ou reputação devido a essa origem. É um tipo importante de direito de propriedade intelectual e uma garantia de qualidade.
A China lançou várias medidas para uso de IG e promoveu a proteção de IG desde 2018.
Em 2021, o valor total da produção das empresas chinesas que usam IGs excedeu 703 bilhões de yuans (US$ 98,3 bilhões), disse Zhang Zhicheng, funcionário do órgão, em uma coletiva de imprensa regular.
Zhang observou que a cooperação internacional em proteção de IGs estrangeiras, incluindo o acordo China-União Europeia (UE) sobre a proteção de IGs, que entrou em vigor no ano passado, permitiu que os consumidores de ambos os lados comprassem especialidades autênticas, como vinho, chá e produtos agrícolas, uns dos outros sem medo de receber produtos abaixo do padrão ou falsificados.
Como resultado do acordo, o número total de IGs da UE que recebem proteção na China cresceu para 134, enquanto as IGs chinesas protegidas na UE chegaram a 110, acrescentou Zhang.