Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

IPC da China sobe 2,1% em outubro

   Beijing — O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, um dos principais indicadores da inflação, subiu 2,1% anualmente em outubro, disse o Departamento Nacional de Estatística (DNE) nesta quarta-feira.

   Em termos mensais, o IPC de outubro permaneceu geralmente estável, contraindo 0,2 ponto percentual em relação ao mês anterior para registrar uma alta ligeira de 0,1%.

   A estatística sênior do DNE, Dong Lijuan, atribuiu o desempenho estável do IPC à queda das demandas após o feriado do Dia Nacional e uma alta base de comparação do ano passado.

   Dados mostraram que os preços dos alimentos subiram 0,1% em termos mensais, moderando 1,8 ponto percentual em relação a setembro.

   Especificamente, os preços de legumes frescos, frutas frescas e produtos aquáticos inverteram os aumentos de setembro para diminuir mensalmente em 4,5%, 1,6% e 2,3%, respectivamente, à medida que a abundância de suprimentos atingiu o mercado e a demanda enfraqueceu, observou Dong.

   A carne de porco, alimento básico na China, viu os preços subirem 9,4% mensalmente em outubro, expandindo-se 4 pontos percentuais em relação ao mês anterior. O aumento dos preços da carne de porco foi impulsionado principalmente pela falta de oferta, fortalecimento sazonal da demanda do consumidor e sentimento de “relutância em vender” do mercado, segundo Dong.

   Os preços não alimentares subiram 1,1% em relação ao ano passado, em comparação com o aumento de 1,5% em setembro, elevando a inflação ao consumidor em cerca de 0,88 ponto percentual.

   O IPC principal, que exclui os preços de alimentos e energia, subiu 0,6% ano a ano em outubro, inalterado em relação ao mês anterior.

   Os dados da quarta-feira também mostraram que o índice de preços no produtor da China, que mede os custos de mercadorias à porta da fábrica, caiu 1,3% anualmente em outubro.

tecnologia@diariodepernambuco.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo