Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Observatório Econômico: Incentivos políticos estabelecidos para manter boom de NEV na China

Beijing — A China renovou seu apoio político ao setor de veículo de nova energia (NEV, em inglês), um movimento que os especialistas acreditam que irá alimentar ainda mais uma indústria que já está na via rápida.

Dias antes do feriado do Dia Nacional, geralmente visto como uma época de pico de compras, a China anunciou que a isenção de impostos de compra para NEVs será estendida até o final de 2023. Isto marca a terceira prorrogação desde que o país implementou a política pela primeira vez, em 2014.

Com base nos preços de venda dos principais veículos de nova energia no mercado, os especialistas estimam que a política ajudará os compradores de automóveis a economizar cerca de 10 mil yuans (US$ 1.408), enquanto os formuladores de políticas esperam que resulte em 100 bilhões de yuan de impostos renunciados em todo o país.

A isenção de impostos tem se mostrado como uma ferramenta eficaz para estimular o consumo. Nos primeiros sete meses do ano, a política cortou cerca de 40,68 bilhões de yuans em impostos, um aumento de 108,5% em relação ao ano anterior, de acordo com a Administração Geral de Impostos.

Especialistas acreditam que tal política favorável desencadeará ainda mais a demanda do mercado para os NEVs, um setor que tem registrado rápida expansão nos últimos anos.

Nos primeiros oito meses deste ano, 3,86 milhões de NEVs foram vendidos na China, aumentando cerca de 110% ano a ano, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM, em inglês).

Globalmente, a China ocupa o primeiro lugar em termos de produção e vendas por sete anos consecutivos desde 2015, disse Xin Guobin, vice-ministro da Indústria e Informatização.

Meng Wei, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, disse que a China considerou os NEVs como um ponto focal na transformação de sua indústria automobilística, criando uma estrutura política que forneceu uma base sólida para o seu desenvolvimento.

Um elemento do plano é a orientação de desenvolvimento para a indústria de NEV revelada em 2020. O documento listou cinco tarefas principais para o desenvolvimento do NEV de 2021 a 2035, incluindo a melhoria da capacidade de inovação tecnológica, a construção de novos tipos de ecossistemas industriais e a melhoria da infraestrutura.

Além disso, mais de 600 políticas de apoio foram implementadas pelos governos centrais e locais, abrangendo inovação tecnológica, promoção e aplicação, e segurança.

Incentivos políticos sustentados ajudaram o setor a alcançar avanços em áreas como desenvolvimento tecnológico e crescimento de mercado, disse Shi Jianhua, vice-secretário-geral da CAAM.

Até agora, a China estabeleceu um sistema industrial completo, com o progresso feito em tecnologias essenciais como baterias, motores e controladores, explicou Shi.

Os dados mostram que as vendas de NEVs no país superaram 11,08 milhões de unidades no final de maio, em comparação com apenas 20.000 unidades no final de 2012.

Meng acredita que ainda há um grande potencial de crescimento no mercado de NEV da China, indicando que o país está vendo o crescimento do consumo, com uma geração de jovens consumidores mais receptivos a novas tecnologias e produtos.

Mais medidas políticas estão em andamento. De acordo com Meng, a China trabalhará para melhorar ainda mais seu sistema político relacionado ao NEV, otimizar o layout industrial, intensificar a inovação tecnológica e aprofundar a cooperação internacional no setor.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo