Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Central de armazenamento de energia construída para atender demandas de pico no nordeste da China

Beijing — Foi construída uma central elétrica na cidade de Dalian, Província de Liaoning, nordeste da China, com capacidade de atender a demanda diária de eletricidade de cerca de 200.000 pessoas.

A primeira fase da Central Energética de Armazenamento e Pico-Corte por Bateria Líquida de Dalian foi conectada à rede elétrica e vai entrar em operação em outubro, revelou a Academia Chinesa de Ciências (ACC) nesta quinta-feira.

A usina tem uma capacidade de armazenamento de 400.000 kWh, que será duplicada para 800.000 kWh após uma extensão no futuro, segundo a ACC.

O projeto é baseado na tecnologia de armazenamento de energia da bateria de fluxo de vanádio desenvolvida pelo Instituto Dalian de Física Química (IDFQ) afiliado à Academia Chinesa de Ciências, que é segura, confiável, duradoura, reciclável e ecologicamente correta.

A estação funciona como um reservatório de energia. Em pontos baixos, as baterias serão carregadas por fontes de energia renováveis e, nas horas de pico de carga, a energia química nelas pode se transformar em eletricidade para uso.

“Dada a geração volátil e intermitente de energia limpa, incluindo energia eólica e solar, este projeto pode aumentar a utilização de energia limpa e garantir a estabilidade da rede”, disse Li Xianfeng, vice-diretor do IDFQ.

Sair da versão mobile