Beijing — As empresas de comércio exterior da China expressaram maior confiança e mantiveram maiores expectativas em relação às perspectivas comerciais para o ano inteiro durante o terceiro trimestre, revelou uma pesquisa conduzida pelo Conselho Chinês de Promoção do Comércio Internacional.
Cerca de 30,31% das empresas pesquisadas expressaram suas perspectivas de alcançar um crescimento ano a ano no volume anual de comércio, 4,09 pontos percentuais acima do segundo trimestre, de acordo com a pesquisa divulgada na quinta-feira.
A pesquisa constatou que as empresas grandes e médias estavam mais otimistas sobre as perspectivas comerciais do ano inteiro, enquanto as pequenas e microempresas mostraram melhores expectativas do que no segundo trimestre.
As empresas pesquisadas relataram melhorias nos volumes de exportação e lucros no terceiro trimestre, especialmente aquelas em indústrias de alto valor agregado, indicou o estudo.
No terceiro trimestre, as novas encomendas das empresas de comércio exterior vieram principalmente da Associação das Nações do Sudeste Asiático, da União Europeia e dos Estados Unidos.