Beijing — O banco central da China informou nesta quarta-feira que implantou um dispositivo especial de reempréstimo no valor de mais de 200 bilhões de yuans (cerca de US$ 28,13 bilhões) para apoiar a atualização e a renovação de equipamentos.
A taxa de juros anual do serviço será de 1,75%, disse o Banco Popular da China em um comunicado online.
Sob o novo dispositivo, empréstimos a uma taxa de juros não superior a 3,2% serão concedidos para apoiar a modernização de equipamentos na indústria, serviços sociais, micro, pequenas e médias empresas e pessoas físicas autônomas.
O dispositivo apoiará a compra e a modernização de equipamentos em 10 setores, incluindo educação, saúde, pontos de recarregamento, transformação digital industrial, redução de carbono em campos-chave e sistemas de reciclagem e tratamento de resíduos de eletrodomésticos.
O banco central fornecerá fundos de baixo custo para 21 instituições financeiras para orientá-las na emissão de empréstimos para apoiar a demanda das empresas na modernização de equipamentos.
Para empréstimos elegíveis emitidos entre 1º de setembro de 2022 e 31 de dezembro de 2022, o banco central fornecerá 100% do principal do empréstimo feito pelas instituições financeiras.