Beijing — O mais alto conselheiro político da China, Wang Yang, participou na terça-feira de uma recepção para comemorar o próximo 73º aniversário da fundação da República Popular da China, em Beijing, onde fez um discurso.
A recepção foi realizada conjuntamente pelo Gabinete Geral do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), pelo Departamento de Trabalho da Frente Unificada do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), pelo Departamento dos Assuntos dos Chineses de Ultramar do Conselho de Estado, pelo Departamento dos Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado, pelo Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado e pela Federação Nacional de Chineses Regressados.
Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, em 2012, o Comitê Central do PCCh com o camarada Xi Jinping em seu núcleo implementou a estratégia de revitalização nacional no contexto de mudanças globais em uma escala nunca vista em um século, disse Wang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e presidente do Comitê Nacional da CCPPC.
Resolveu muitos problemas de longa data, trouxe conquistas importantes em questões relativas ao futuro e resistiu a riscos e desafios internos e externos, acrescentou Wang.
Observando que o próximo 20º Congresso Nacional do PCCh é importante para levar adiante a causa do Partido e do país, para o futuro do socialismo com características chinesas e para a revitalização nacional da China, Wang pediu esforços para estudar, divulgar e implementar o espírito do congresso, e seguir a orientação do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era para lutar pela construção plena de uma China socialista moderna e pelo avanço da revitalização nacional.
Enfatizando a compreensão do espírito do discurso do presidente Xi Jinping na reunião que comemorou o 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria, Wang pediu esforços para implementar o princípio de “um país, dois sistemas”, fazer cumprir a jurisdição geral do governo central nas regiões administrativas especiais (RAEs) de Hong Kong e Macau, implementar o princípio de patriotas administrar Hong Kong e Macau, bem como apoiar os governos das RAEs na sua administração de acordo com a lei, garantindo que as RAEs mantenham o seu estatuto e vantagens únicos, e apoiando sua integração no desenvolvimento geral da China.
Wang enfatizou a implementação da política geral do Partido para resolver a questão de Taiwan na nova era, a defesa do princípio de Uma Só China e o Consenso de 1992 e a promoção do desenvolvimento pacífico e integrado das relações através do Estreito.
Observando que a reunificação da China é imparável, Wang alertou que buscar a “independência de Taiwan” com apoio estrangeiro não levará a lugar algum, enquanto usar Taiwan para conter a China está fadado ao fracasso.
Wang pediu esforços para implementar as políticas do Partido e do país nos assuntos de chineses no exterior e ajudar o mundo a entender melhor a China.