Beijing — A China alcançou o sucesso inicial na construção de nova infraestrutura, o que já facilitou notavelmente o desenvolvimento social e econômico do país na última década, informou um funcionário nesta segunda-feira.
Zhang Zhihua, funcionário com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, disse que a China acelerou seus passos na atualização da infraestrutura informática, bem como na integração e inovação de infraestrutura.
O comprimento da rede de fibra óptica da China aumentou 2,7 vezes na última década, e o número de racks de centro de dados ultrapassou 5,9 milhões, disse Zhang em uma coletiva de imprensa.
Os dispositivos inteligentes estão sendo integrados em várias indústrias e empresas, como transporte, fornecimento de energia e produção industrial, bem como instalações relacionadas ao bem-estar das pessoas, como comércio eletrônico, telemedicina e educação online, afirmou.
Em termos de inovação, Zhang disse que até 32 dos 77 principais projetos nacionais de infraestrutura científica e tecnológica da China já foram colocados em operação, enquanto centros para a pesquisa de engenharia, tecnologia empresarial, e inovação industrial estão sendo estabelecendo em todo o país.
Song Wen, funcionária da Administração Nacional de Energia, revelou que, com o setor energético buscando uma transformação acelerada a modelos digitais baseados na Internet e com tecnologia inteligente, progressos foram feitos nos campos como a rede inteligente, mineração, assim como a geração e a armazenamento de energia.
A taxa de cobertura do sistema de automação da distribuição de energia superou 90% até 2021, e o país testemunhou a conclusão de mais de 800 sites de mineração inteligente e um lote de usinas inteligentes de energia térmicas de “5G plus”, segundo Song.
Zhang disse que a nova infraestrutura fortaleceu notavelmente o desenvolvimento econômico e social da China através de oferecer apoio sustentado à exploração de novas tecnologias, apoiar efetivamente o desenvolvimento da economia digital e facilitar totalmente a melhoria do bem-estar das pessoas.
“Enquanto cada vez de revolução científica e tecnológica introduz novas infraestruturas, cada vez de construção de infraestrutura traria uma atualização na transformação econômica”, notou ele.