Caracas — Sanções impostas pelos Estados Unidos estão levando mais venezuelanos a emigrar para países vizinhos, disse o ministro do Trabalho venezuelano, Francisco Torrealba, ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas na terça-feira.
O funcionário fez as declarações ao apresentar um relatório venezuelano sobre a Convenção Internacional a respeito da Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de Suas Famílias, em Genebra.
O fluxo migratório da Venezuela é atípico, extraordinário e induzido, destacou o ministro, dizendo que as sanções dos EUA são os motivos.
O aumento da emigração de venezuelanos é resultado de uma “política de agressão dos EUA, baseada na imposição criminosa de medidas coercitivas unilaterais ilegais, que busca destruir a paz, a estabilidade social e a economia de nosso país”, com o objetivo de derrubar a Constituição governo da nação sul-americana, disse Torrealba.
Sobre a situação dos trabalhadores migrantes na Venezuela, Torrealba disse que eles são atendidos segundo princípios de “inclusão social, solidariedade, justiça, equidade social e igualdade de gênero”.