Fuzhou — Yang Jiechi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), presidiu nesta segunda-feira juntamente com Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Federação Russa, a 17ª rodada da Consulta Estratégica de Segurança entre a China e a Rússia na Província de Fujian, leste da China.
Os dois lados chegaram ao acordo de continuarem a usar positivamente o mecanismo de consulta, a implementar o consenso alcançado pelos dois líderes de Estado durante a cúpula de Samarkand da OCS e a aumentar a confiança mútua. Eles também concordaram em se apoiar mutuamente para seguir o caminho de desenvolvimento em conformidade com suas condições, salvaguardar conjuntamente a estabilidade estratégica global e consolidar e enriquecer continuamente o conteúdo da parceria estratégica abrangente de coordenação entre os dois países.
Yang, também diretor do Escritório da Comissão de Assuntos Exteriores do Comitê Central do PCCh, disse que, sob a orientação estratégica dos dois líderes de Estado, as relações China-Rússia têm mantido um forte impulso de desenvolvimento nos últimos anos.
Ele indicou que os dois países continuaram a aprofundar a coordenação estratégica e a se apoiar firme e mutuamente em questões envolvendo os interesses centrais e as principais preocupações um do outro, acrescentando que a cooperação em vários campos tem registado crescimento.
Os dois países têm mantido conjuntamente o sistema internacional com as Nações Unidas como núcleo e a ordem internacional baseada no direito internacional. Eles também salvaguardaram a igualdade e a justiça global e estabeleceram um modelo de relações entre os principais países com respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação de ganhos mútuos para a comunidade global, observou Yang.
A China está disposta a trabalhar com a Rússia para implementar plenamente o consenso alcançado pelos dois líderes de Estado para continuar a aprofundar a confiança mútua política e a coordenação estratégica, de modo a construir um ambiente externo mais seguro e estável para o desenvolvimento dos dois países. Yang acrescentou que a China está preparada para contribuir mais para salvaguardar os interesses comuns dos dois países e a segurança e estabilidade mundial.
Patrushev disse que a Rússia se mantém fiel ao princípio de Uma Só China e apoia firmemente as medidas tomadas pelo governo chinês para salvaguardar a soberania e a integridade territorial no que diz respeito à questão de Taiwan. A Rússia está disposta a manter uma estreita comunicação estratégica com a China, aprofundar a cooperação pragmática em vários campos e fortalecer ainda mais a coordenação e a cooperação em organizações internacionais.
Os dois lados também trocaram opiniões profundas sobre a manutenção da segurança estratégica global, a situação na região Ásia-Pacífico, Afeganistão, Ucrânia, e outras questões.