Cape Coast, Gana — Um total de 140 estudantes ganenses receberam na sexta-feira bolsas de estudos para embaixadores chineses por sua excelência no estudo chinês em uma cerimônia na Universidade da Costa do Cabo (UCC).
Ao discursar na cerimônia, o embaixador chinês em Gana, Lu Kun, expressou a esperança de que as bolsas de estudo ajudem os estudantes ganenses em todos os níveis a se destacarem no estudo da língua chinesa.
“Como a China se tornou a segunda maior economia do mundo, aprender chinês ajuda você não apenas a entender melhor a China, mas também a compartilhar os dividendos do desenvolvimento da China e a realizar seus sonhos”, disse ele.
Lu assegurou aos alunos que a embaixada chinesa está pronta para prestar assistência aos ganenses que desejam estudar na China.
Johnson Nyarko Boampong, vice-chanceler da UCC, disse que a importância da língua chinesa vem crescendo.
“A língua chinesa fornece as chaves para abrir as portas para um mundo de oportunidades. São muitas oportunidades de emprego no crescente número de empresas chinesas em Gana”, disse ele, convidando os premiados e outros estudantes a levarem os cursos de chinês a sério para ser globalmente competitivo.
Hamed Dizatu, estudante e premiada da UCC, disse à Xinhua que superou muitas dificuldades em sua busca pela proficiência no idioma.
“Este prêmio significa muito para mim e foi motivador saber que não estou estudando em vão”, disse ela.