Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Segunda fase de projeto de semáforos movidos a energia solar auxiliado pela China é iniciada na capital da Nigéria

Abuja — Um projeto auxiliado pela China iniciou sua segunda fase na terça-feira para instalar sinais de controle de semáforos movidos a energia solar em 98 cruzamentos na capital nigeriana, envolvendo pelo menos 80 trabalhadores qualificados e cinco gerentes locais.

Para gerenciar melhor o tráfego em Abuja, foram instalados semáforos em 74 cruzamentos na primeira fase do projeto em 2015.

Um grande símbolo da amizade China-Nigéria, o projeto simboliza “uma concretização profunda da implementação” dos nove programas de cooperação China-África, disse Cui Jianchun, embaixador chinês na Nigéria, na cerimônia de entrega da bandeira.

“Este projeto trará muito alívio ao sistema de transportes de Abuja, será útil para o país, e terá igualmente um impacto positivo na vida social dos residentes locais”, disse o diplomata.

Adesola Olusade, secretário-permanente da Administração do Território da Capital Federal da Nigéria (FCT), disse que a construção ocorre em um momento em que a FCT precisava urgentemente de ter suas principais interseções rodoviárias sinalizadas para facilitar o fluxo e a ordem do tráfego.

“A era do fornecimento de energia através da energia solar está ultrapassando rapidamente o fornecimento de energia de longa data através da rede nacional, que na maioria das vezes não é confiável. O sistema de semáforos movido a energia solar na FCT é apenas desejável neste momento”, acrescentou Olusade.

Uma das cidades que mais crescem no mundo, com uma população igualmente em rápido crescimento, Abuja enfrenta pressão sobre a infraestrutura da cidade, incluindo a dedicada ao gerenciamento de tráfego.

“O evento de hoje, portanto, não poderia ter vindo em melhor hora, pois procuramos garantir a facilidade de tráfego e a organização das nossas estradas através da disponibilização de sinais de controle de tráfego nos principais cruzamentos rodoviários”, disse Muhammad Musa Bello, ministro da FCT, que se comprometeram a garantir um ambiente propício para uma entrega sem problemas e bem-sucedida do projeto.

O Grupo de Engenharia nº 8 da China Railway, responsável pelo trabalho de construção, descobrirá novos talentos e aprimorará as habilidades dos técnicos locais em áreas como aço, concreto e eletricidade, disse o gerente do projeto, Jiang Kaifeng.

Sair da versão mobile