Katmandu — A convite do presidente da Câmara dos Representantes do Nepal, Agni Sapkota, o presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN) da China, Li Zhanshu, fez uma visita oficial de boa vontade ao Nepal de segunda a quinta-feira.
Durante a visita, Li se encontrou com a presidente nepalesa, Bidya Devi Bhandari, e com o primeiro-ministro Sher Bahadur Deuba, e conversou com Sapkota e com o presidente da Assembleia Nacional do Nepal, Ganesh Prasad Timilsina, separadamente.
Na reunião com Bhandari, Li transmitiu saudações cordiais e melhores votos do presidente chinês, Xi Jinping. Li disse que a China e o Nepal estão ligados por montanhas e rios, e os dois povos mantêm relações amistosas há gerações.
O presidente Xi fez uma visita de Estado histórica ao Nepal em 2019, durante a qual os dois chefes de Estado elevaram a relação China-Nepal a uma parceria estratégica de cooperação com amizade duradoura para o desenvolvimento e a prosperidade, oferecendo orientação estratégica para o desenvolvimento de longo prazo de laços bilaterais, lembrou Li.
Ele agradeceu ao lado nepalês por se manter inabalavelmente fiel ao princípio de Uma Só China e apoiar a posição da China na questão de Taiwan e nas questões relativas ao Tibet, Xinjiang e direitos humanos.
A China continuará apoiando firmemente os esforços do Nepal para salvaguardar sua independência soberana e integridade territorial, para alcançar prosperidade e força, garantiu Li.
Ele saudou o lado nepalês para participar ativamente da Iniciativa de Desenvolvimento Global e da Iniciativa de Segurança Global propostas por Xi e parabenizou o Nepal por seu próximo Dia Nacional em 20 de setembro.
Pedindo a Li que transmita seus sinceros cumprimentos a Xi, Bhandari disse que a visita de Xi ao Nepal em 2019 é um marco na história das relações bilaterais dos dois países.
A China sempre foi boa amiga e parceira mais confiável do Nepal, disse ela, expressando gratidão ao país por sua ajuda altruísta ao Nepal no desenvolvimento econômico e social, resgate e socorro em terremotos e luta contra a COVID-19.
Com seu rápido desenvolvimento, a China se tornou um modelo de desenvolvimento global e desempenhou um papel importante na salvaguarda da paz e estabilidade mundiais, exaltou ela.
Bhandari expressou esperança de que o Nepal e a China fortaleçam a cooperação prática em vários campos e impulsionem a implementação de projetos importantes.
Ao se reunir com Deuba, Li afirmou que a China sempre considerou o Nepal uma prioridade na diplomacia de vizinhança. Os dois lados devem continuar a se entender e apoiar um ao outro em questões relacionadas aos interesses fundamentais e principais preocupações de cada um, e defender conjuntamente o verdadeiro multilateralismo.
Li pediu o avanço da cooperação do Cinturão e Rota de alta qualidade, o fortalecimento dos intercâmbios e a cooperação em comércio e investimento, infraestrutura, desembaraço aduaneiro e outras áreas, e construção conjunta da Rede de Conectividade Multidimensional Trans-Himalaia para trazer benefícios tangíveis para as pessoas de ambos países.
De sua parte, Deuba disse que tanto o Nepal quanto a China defendem os Cinco Princípios da Coexistência Pacífica e os laços bilaterais desfrutam de uma base política sólida. A transformação do desenvolvimento do Nepal precisa do apoio e da ajuda da China, acrescentou.
O Nepal está pronto para fortalecer os intercâmbios amigáveis com a China em vários níveis e expandir a cooperação prática em áreas como economia, vida da população, educação, turismo e cultura, de modo a alcançar o desenvolvimento e a prosperidade comuns, disse Deuba.
Em suas reuniões separadas com Sapkota e Timilsina, Li ressaltou que a APN da China está pronta para trabalhar com o parlamento do Nepal para implementar o importante consenso alcançado entre os líderes dos dois países, promover intercâmbios mais próximos entre seus comitês especiais e grupos de amizade, fortalecer os intercâmbios sobre experiência de governança e fornecer suporte jurídico para a cooperação prática entre os dois países.
Sapkota disse que as políticas externas da China incorporaram plenamente a noção de cooperação ganha-ganha sublinhada por Xi, expressando sua esperança de que as legislaturas dos dois países promovam seus intercâmbios próximos e impulsionem a implementação dos projetos em conectividade, melhoria dos meios de subsistência e outras áreas.
Timilsina salientou que o parlamento do Nepal apoia ativamente a construção do Cinturão e Rota e está disposto a aprender com a experiência da China no desenvolvimento econômico e social, bem como no alívio da pobreza.
Li informou o lado nepalês sobre o vindouro 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh).
Os líderes nepaleses disseram que, como país vizinho amigável, o Nepal está feliz com as grandes conquistas de desenvolvimento do povo chinês sob a liderança do PCCh.
Sob a liderança de Xi, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, a China certamente será capaz de realizar com sucesso a segunda meta centenária, exaltaram eles, acrescentando que desejam sucesso ao 20º Congresso Nacional do PCCh.
Os líderes nepaleses reiteraram por unanimidade que o Nepal sempre aderiu firmemente ao princípio de Uma Só China e não permitirá que nenhuma força use o território nepalês para atividades anti-chinesas ou para prejudicar os interesses da China.
Durante sua visita ao Nepal, Li também se encontrou separadamente com KP Sharma Oli, presidente do Partido da Comunidade do Nepal (Marxista-Leninista Unificado) e com presidente do Partido Comunista do Nepal (Centro Maoísta) Pushpa Kamal Dahal, também conhecido como Prachanda.
Li também assinou com Sapkota um memorando de entendimento sobre cooperação entre a APN da China e a Câmara dos Representantes do Nepal, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores nepalês, Narayan Khadka, e visitou a Praça Bhaktapur Durbar, que está passando por reconstrução pós-terremoto.