Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Astronautas da Shenzhou-14 da China conduzirão atividades extraveiculares pela segunda vez

Beijing — Os astronautas chineses da nave espacial Shenzhou-14 realizarão atividades extraveiculares pela segunda vez nos próximos dias, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, na sigla em inglês) nesta sexta-feira.

Os astronautas da Shenzhou-14 estão agora em boas condições, e a combinação da estação espacial está operando de forma estável, com condições adequadas para a segunda vez em que ocorrerão atividades extraveiculares da tripulação, disse a CMSA.

Desde que completaram atividades extraveiculares pela primeira vez, os astronautas conduziram a recuperação das atividades extraveiculares, testaram e operaram o braço mecânico e fizeram preparativos para as próximas atividades extraveiculares.

Eles também continuaram a realizar experimentos e testes de ciência espacial, como pesquisa de material espacial e cultivo de plantas mais altas, de acordo com a CMSA.

Os astronautas Chen Dong e Liu Yang conseguiram sair do módulo de laboratório Wentian da estação espacial em 1º de setembro para realizar suas primeiras atividades extraveiculares. Os dois retornaram ao módulo de laboratório na madrugada de 2 de setembro, após cerca de seis horas.

A China lançou a nave espacial Shenzhou-14 em 5 de junho, enviando três astronautas para sua combinação de estação espacial para uma missão de seis meses. 

Sair da versão mobile