Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Chefe do Legislativo chinês faz visita oficial de boa vontade à Mongólia

Ulan Bator — Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN) da China, fez uma visita oficial de boa vontade à Mongólia de sábado à segunda-feira, a convite do presidente do Grande Hural do Estado (Parlamento) da Mongólia, Gombojav Zandanshatar.

Durante sua visita, Li se reuniu com o presidente mongol, Ukhnaa Khurelsukh, e com o primeiro-ministro Luvsannamsrai Oyun-Erdene e realizou conversas com Zandanshatar.

Ao se encontrar com o presidente da Mongólia, Li transmitiu saudações cordiais e os melhores votos do presidente chinês, Xi Jinping, a Khurelsukh.

Li disse que a China e a Mongólia são bons vizinhos que não podem ser afastados ou trocados por ouro e que desenvolver a amizade de boa vizinhança está de acordo com os interesses fundamentais e de longo prazo dos dois países.

Sob a orientação estratégica de Xi e líderes mongóis, a parceria estratégica abrangente China-Mongólia é continuamente elevada a níveis mais altos, acrescentou.

Desde o início da COVID-19, os dois lados se deram as mãos para combater a epidemia e se presentearam com ovelhas e chá, o que se tornou uma história muito contada comprovando sua amizade, avaliou.

A China sempre defende a política de vizinhança de amizade, sinceridade, benefício mútuo e inclusão e vem desenvolvendo ativamente seu relacionamento cooperativo amigável com a Mongólia, assinalou o chefe do Legislativo.

Ele expressou a esperança de que os dois lados aprofundem ainda mais a confiança política mútua, continuem a apoiar-se firmemente nas questões relacionadas aos seus interesses fundamentais e preocupações principais, fortaleçam a coordenação e a cooperação em assuntos internacionais e regionais e impulsionem cooperações multilaterais e bilaterais de benefício mútuo.

Khurelsukh pediu a Li que transmitisse suas sinceras saudações ao presidente Xi, dizendo que a Mongólia está sinceramente feliz com as conquistas históricas feitas na causa do socialismo com características chinesas sob a liderança do presidente Xi e do Partido Comunista da China (PCCh).

Observando que a cooperação amigável Mongólia-China é um modelo para o desenvolvimento das relações entre Estados, Khurelsukh expressou a esperança de que os dois lados fortaleçam os intercâmbios de alto nível, aprofundem a confiança política mútua e expandam os intercâmbios e a cooperação em diversas áreas, com o fim de elevar as relações bilaterais a níveis mais altos e promover conjuntamente o desenvolvimento dos dois países e a prosperidade e estabilidade da Ásia.

Os intercâmbios entre os órgãos legislativos dos dois países são de grande importância para aprofundar a amizade de boa vizinhança entre a Mongólia e a China e enriquecer a parceria estratégica abrangente entre os dois países, acrescentou.

Durante o encontro com o primeiro-ministro Oyun-Erdene, Li disse que é objetivo comum da China e da Mongólia desenvolver a economia, melhorar a vida das pessoas e fortalecer o país e enriquecer a população, acrescentando que os dois países desfrutam de complementaridades econômicas distintas e enorme potencial de cooperação .

A China está disposta a fortalecer o alinhamento estratégico de desenvolvimento e a comunicação e coordenação de políticas com a Mongólia para promover ainda mais a conectividade infraestrutural e promover o processo de integração regional, ressaltou.

A China está pronta para trabalhar com a Mongólia no desembaraço aduaneiro nos portos sob a situação da pandemia, implementar os projetos de cooperação existentes, realizar cooperação em energia verde e expandir as trocas comerciais para realizar o desenvolvimento coordenado e o benefício mútuo dos dois países, acrescentou.

Os dois lados também podem fortalecer os intercâmbios e a cooperação entre partidos políticos e jovens, bem como intercâmbios culturais, afirmou Li.

Por sua parte, Oyun-Erdene disse que desenvolver amizade de boa vizinhança e cooperação de benefício mútuo com a China é o objetivo principal da política externa da Mongólia. O rápido desenvolvimento da China é uma grande oportunidade para o desenvolvimento e revitalização da Mongólia, destacou.

A Mongólia está disposta a aprofundar ativamente a cooperação nas áreas de economia e comércio, logística, portos, recursos e educação e a promover o alinhamento entre a Nova Política de Revitalização da Mongólia e a Iniciativa do Cinturão e Rota proposta pela China, salientou ele.

Durante as conversas com o presidente do parlamento Zandanshatar, Li notou que a China e a Mongólia devem ser bons vizinhos com trocas frequentes de visitas, bons amigos conduzindo cooperação mutuamente benéfica e parceiros na cooperação multilateral, com o objetivo de beneficiar melhor os dois países e seus povos.

Os órgãos legislativos dos dois países devem implementar ativamente o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países, fortalecer a troca de experiências em governança estatal e trabalho legislativo e fornecer garantias legais para promover a cooperação bilateral em diversas áreas, assinalou Li.

Além disso, ele ressaltou que os dois países devem fortalecer a coordenação em ocasiões multilaterais como a União Interparlamentar e falar a uma só voz sobre a defesa do multilateralismo e a melhoria do sistema de governança global na perspectiva dos órgãos legislativos.

Por sua parte, Zandanshatar respondeu que as trocas amistosas entre os órgãos legislativos dos dois países são uma parte importante das relações bilaterais. Ele expressou a esperança de que os dois órgãos legislativos aprofundem os intercâmbios entre seus comitês especiais e grupos de amizade.

Ele observou que o Grande Hural do Estado (Parlamento) da Mongólia está disposto a fazer esforços positivos para aumentar a confiança política mútua entre a Mongólia e a China, promover a cooperação prática e aprofundar a amizade entre os povos dos dois países.

Li informou o lado mongol sobre o 20º Congresso Nacional do PCCh, a ser realizado em breve.

A parte mongol observou que se manterá firmemente fiel ao princípio de Uma Só China, apoiará ativamente a Iniciativa de Desenvolvimento Global e a Iniciativa de Segurança Global proposta pelo presidente Xi e está disposta a fazer esforços conjuntos com o lado chinês para impulsionar um novo desenvolvimento da parceria estratégica abrangente Mongólia-China.

O lado mongol também desejou sucesso ao 20º Congresso Nacional do PCCh.

Durante sua visita à Mongólia, Li também visitou as pastagens e áreas ecológicas do “nomadismo mongol”.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo