Beijing — O vice-presidente chinês Wang Qishan visitou a embaixada britânica em Beijing nesta segunda-feira para lamentar a morte da rainha Elizabeth II, do Reino Unido.
Wang ficou em homenagem silenciosa em frente a um retrato da rainha Elizabeth II e assinou o livro de condolências. Em nome do presidente Xi Jinping e do governo e do povo chinês, Wang expressou profundas condolências pela morte da rainha e estendeu a sincera simpatia à família real, ao governo e ao povo britânicos.
Wang disse que a rainha Elizabeth II era uma promotora e uma contribuinte para o desenvolvimento das relações China-Reino Unido. Ela foi a primeira monarca britânica a visitar a China e recebeu vários líderes chineses durante suas visitas à Grã-Bretanha.
A rainha fez contribuições positivas para o desenvolvimento das relações China-Reino Unido, disse ele.
Observando que este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas de nível de embaixador China-Reino Unido, Wang disse que o desenvolvimento dos laços mostra plenamente que, enquanto os dois países aderirem a princípios de respeito mútuo e benefício mútuo, as relações podem permanecer estáveis e sem sobressaltos.
Espera-se que o lado britânico possa ter uma perspectiva estratégica e de longo prazo e trabalhar com a China para fortalecer o diálogo e o intercâmbio, promover a cooperação mutuamente benéfica e trabalhar juntos para enfrentar os desafios para que as relações bilaterais avancem em um trilho de desenvolvimento sólido e estável, disse Wang.