Beijing — A China produzirá um total de quatro protótipos da aeronave AG600M, um modelo de combate a incêndio de configuração completa, pertencente à grande família de aeronaves anfíbias AG600, para realizar missões de teste de voo, anunciou seu desenvolvedor no sábado.
O segundo protótipo de aeronave de combate a incêndios AG600M completou sua primeira missão de teste de voo no sábado em Zhuhai, Província de Guangdong, sul da China, de acordo com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), uma importante fabricante de aviões do país.
Durante o voo de 22 minutos, a aeronave teve um bom desempenho e todos os seus sistemas estavam operando de forma estável, disse a AVIC.
A aeronave passará em seguida por testes de voo de acompanhamento, como coleta e lançamento de água, que são tarefas-chave para esta aeronave anfíbia de combate a incêndios.
Espera-se que o terceiro e quarto protótipos de aeronaves AG600M passem, respectivamente, por seus primeiros testes de voo em novembro e no início de 2023, disse a AVIC.
O primeiro protótipo AG600M fez seu voo inaugural do solo em 31 de maio e seu voo inaugural da água em 30 de agosto.
A aeronave AG600M deverá servir em missões de combate a incêndios a partir de 2023 e entrar no mercado em 2025, de acordo com a AVIC.
Com o codinome Kunlong, a grande família de aeronaves anfíbias AG600 é vista como um equipamento aeronáutico chave para o sistema de resgate de emergência da China. Foi desenvolvido pela AVIC para atender às necessidades de combate a incêndios e missões de resgate marítimo, bem como outras operações críticas de resgate de emergência.