Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Vacina trivalente chinesa contra Covid-19 é aprovada para pesquisa clínica no Chile

Beijing — Duas vacinas inativadas chinesas, incluindo uma trivalente e uma monovalente contra variantes da Ômicron, receberam aprovação para pesquisa clínica no Chile, anunciou a empresa de vacinas Sinovac.

A vacina trivalente tem como alvo as variantes Delta e Ômicron, bem como a cepa original da COVID-19, de acordo com a empresa biofarmacêutica chinesa.

Estudos pré-clínicos mostraram que as duas vacinas são seguras e eficazes.

Na próxima pesquisa clínica, será adotado um método multicêntrico, randomizado, duplo-cego e com controle positivo para estudar a imunogenicidade das duas vacinas em adultos com 18 anos ou mais que receberam quatro doses de vacinas contra COVID-19.

A pesquisa terá 826 participantes, que serão divididos em dois grupos. O grupo heterólogo incluirá pessoas que receberam duas doses de CoronaVac desenvolvidas pela empresa, seguidas de duas doses de mRNA ou vacinas de vetor de adenovírus como dose de reforço, enquanto o grupo homólogo incluirá aqueles que receberam quatro doses de CoronaVac, disse a empresa.

No grupo heterólogo, 576 participantes serão vacinados com uma dose da vacina trivalente, ou vacina monovalente contra variantes da Ômicron, ou CoronaVac, e os do segundo grupo receberão uma dose da vacina trivalente ou vacina monovalente contra variantes da Ômicron.

A pesquisa também avaliará a capacidade dos anticorpos induzidos pela vacina trivalente de neutralizar várias cepas, disse a empresa.

A vacina monovalente contra variantes da Ômicron já entrou em testes clínicos na parte continental da China e em Hong Kong, e seus dados de imunogenicidade e segurança são esperados para este mês, acrescentou a empresa.

Sair da versão mobile