Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China experimenta verão mais quente desde 1961

Beijing — A China passou pelo verão mais quente desde 1961, quando o país começou a fazer registros meteorológicos completos.

A temperatura média do país de 1º de junho a 31 de agosto foi de 22,3 graus Celsius, 1,1 grau mais que no mesmo período de anos regulares e a mais alta desde 1961, informou o Centro Nacional do Clima.

Um total de 17 regiões de nível provincial, incluindo a Província de Hunan, no centro da China, e o Município de Chongqing, no sudoeste, registrou um verão recorde de calor, disse o centro.

A média de dias com a temperatura mais alta atingindo ou ultrapassando 35 graus Celsius no dia na China atingiu 14,3 dias, um recorde desde 1961 e 6,3 dias a mais que no mesmo período de anos regulares.

Ao todo 366 estações meteorológicas de nível nacional do país relatou temperaturas iguais ou superiores ao recorde anterior. Um total de 15 estações registrou temperaturas atingindo ou superando 44 graus Celsius.

A precipitação média nacional registrou a segunda menor no mesmo período desde 1961.

O centro prevê que a temperatura no outono na maior parte do país será próxima ou ligeiramente mais alta do que em anos regulares. 

Sair da versão mobile