Beijing — O grande veículo aéreo não tripulado civil Wing Loong-2H da China foi enviado para apoiar as comunicações de emergência depois que um terremoto de 6,8 graus atingiu a Província de Sichuan, no sudoeste, na segunda-feira, de acordo com o desenvolvedor do veículo aéreo.
O Wing Loong-2H foi enviado para conduzir a missão depois que o terremoto sacudiu o distrito de Luding, em Sichuan, às 12h52 desta segunda-feira, tendo causado vítimas e danos em edifícios e estradas.
O grande veículo aéreo não tripulado voou para a área de missão pré-definida às 18h44 da segunda-feira e começou a realizar a pesquisa e o apoio de comunicação de emergência, segundo a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), um importante fabricante de aviões do país.
O veículo aéreo ajudou a estabelecer uma rede de comunicação aérea e enviou imagens em tempo real das áreas atingidas pelo terremoto, apoiando o trabalho de socorro e garantindo operações de resgate eficazes.
O Wing Loong-2H possui várias características, tais como longo alcance, longa resistência, alta carga útil e forte adaptabilidade ao ambiente. Por isso, pode atender a diversas missões em regiões extremamente atingidas por desastres, onde o tráfego, o fornecimento de energia e as comunicações de rede são interrompidos, de acordo com a AVIC.