Londres — Mais de 40% dos americanos dizem que uma guerra civil nos EUA poderá acontecer dentro de uma década à medida que a polarização política e a violência nas ruas crescem, segundo reportagem recente do jornal britânico The Guardian, citando um resultado de pesquisa.
De acordo com levantamento conduzido pela empresa britânica de dados YouGov e the Economist, cerca de 43% dos americanos acreditam que uma guerra civil é pelo menos um pouco provável nos próximos 10 anos.
Entre democratas convictos e independentes esse número foi de 40%, mas entre os republicanos convictos chegou a 54% o índice daqueles que veem uma guerra civil um pouco provável.
Os resultados seguiram resultados semelhantes em outras pesquisas, disse o The Guardian.
Embora a maioria dos especialistas acredite que um conflito armado em larga escala, como a guerra civil americana de 1861- 1865, permaneça improvável, “muitos temem um aumento da divisão política irregular e da violência explicitamente política”, disse o relatório.
Desde o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, os temores de violência política aumentaram, indicando que a retórica acalorada dos partidários do ex-presidente dos EUA Donald Trump atiçou um pouco o medo do público, disse a reportagem.