Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Drones ajudam cientistas chineses a proteger antílopes tibetanos

Guangzhou – Uma equipe de pesquisa chinesa usou drones para filmar antílopes tibetanos discretamente à noite em Hoh Xil, no interior do Planalto Qinghai-Tibet.

   A filmagem foi realizada em conjunto por pesquisadores do Instituto do Noroeste para Biologia de Planalto, da Academia Chinesa de Ciências, e engenheiros da DJI, fabricante de drones de Shenzhen.

   Com superzoom e lente grande angular, o drone garante imagens térmicas infravermelhas e funções de medição e posicionamento de distância a laser, e os pesquisadores puderam filmar o comportamento noturno dos antílopes tibetanos em altas altitudes para analisar melhor seus hábitos de migração.

   Foi a primeira vez que a equipe usou drones para rastrear e filmar antílopes tibetanos por muito tempo à noite, disse Lian Xinming, pesquisador do instituto.

   A prática é de grande importância para a análise da preferência de habitat noturno do antílope tibetano e também fornece um novo meio para futuras pesquisas noturnas sobre animais selvagens, acrescentou.

   Os drones são capazes de rastrear e filmar animais selvagens sem as limitações de terreno e campo de visão, disse Li Hongbo, engenheiro da DJI. Como o drone pode voar até 500 metros, a filmagem sem contato reduz a perturbação dos animais, acrescentou Li.

   O rastreamento e a filmagem por drones desempenharam um papel na conservação de animais selvagens da China nos últimos anos e foram usados no estudo da migração de elefantes em Yunnan e na migração de takins selvagens nas montanhas Qinling.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo