Beijing, 1º set – Os astronautas chineses da Shenzhou-14 realizarão atividades extraveiculares pela primeira vez nesta quinta-feira, informou a Agência Espacial Tripulada da China.
Os três astronautas chineses vêm trabalhando e vivendo em órbita por 88 dias desde que foram enviados ao espaço a bordo da nave espacial Shenzhou-14 e entraram na combinação da estação espacial do país em 5 de junho, de acordo com a agência.
O trio está atualmente em boas condições e a combinação está operando de forma estável. Todas as condições para as primeiras atividades extraveiculares da tripulação estão em ordem, acrescentou a agência.
Os três astronautas, Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe, ficarão em órbita por seis meses.
Durante os últimos 88 dias, eles conduziram várias tarefas, incluindo a transferência de suprimentos da nave de carga, o desbloqueio e teste em órbita de gabinetes de experimentos científicos e do pequeno braço mecânico do módulo de laboratório Wentian e o gerenciamento da combinação da estação espacial.
Eles também fizeram trabalhos diários, como verificações médicas em órbita, exercícios de proteção contra a leveza e experimentos espaciais, e realizaram programas de treinamento em órbita incluindo a evacuação de emergência, operação do pequeno braço mecânico e exercícios de resgate médico, afirmou a agência.