Beijing, 31 ago – O governo central apoiará totalmente Hong Kong na participação e contribuição para o desenvolvimento do Cinturão e Rota (B&R), disse o vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, nesta quarta-feira.
Han, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações ao discursar na sétima Cúpula do Cinturão e Rota, que foi aberta no mesmo dia em Hong Kong.
No desenvolvimento conjunto do B&R, Hong Kong desempenha os papéis de participante, contribuinte e beneficiário. Mantendo o princípio de “um país, dois sistemas”, o governo central também apoiará a região administrativa especial na manutenção de seu status e vantagens únicas a longo prazo, disse o vice-primeiro-ministro em seu discurso via link de vídeo.
Ao fortalecer a cooperação prática com as nações ao longo do B&R, Hong Kong deve melhorar seus serviços profissionais para o desenvolvimento do B&R nas áreas de direito, transporte, finanças e aconselhamento, e intensificar os intercâmbios culturais com países relativos, disse Han.
Hong Kong também precisa trabalhar mais de perto com a parte continental chinesa e fazer esforços para se integrar melhor ao desenvolvimento nacional da China, disse Han.
Ao comentar sobre a Iniciativa do B&R, Han disse que ela é amplamente reconhecida e apoiada pela comunidade internacional e evoluiu para uma plataforma influente e inclusiva para a cooperação econômica global.
Ele acrescentou que a China continuará impulsionando a conectividade regional, explorando novas áreas de cooperação e promovendo inabalavelmente o desenvolvimento de alta qualidade do B&R.