Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Crescimento de plantas no laboratório espacial da China está em boas condições

Imagem simulada capturada no Centro de Controle Aeroespacial de Beijing em 25 de julho de 2022 mostra que o módulo de laboratório Wentian atracou com sucesso na porta frontal da combinação do módulo principal, Tianhe. (Xinhua/Guo Zhongzheng)

Beijing, 30 ago – As sementes de duas plantas no módulo de laboratório Wentian, da China, germinaram e agora estão em boas condições, de acordo com uma coletiva sobre o progresso dos experimentos de cultivo de plantas na estação espacial do país, realizada na segunda-feira.

   Amostras de sementes das duas plantas, Arabidopsis e arroz, foram instaladas no gabinete de experimentos sobre ecologia de vida do módulo de laboratório, que foi enviado para o espaço em julho. Os experimentos de crescimento espacial foram lançados em 29 de julho com instruções da terra.

   As mudas de Arabidopsis cresceram várias folhas e as mudas de arroz cresceram a uma altura de cerca de 30 centímetros. Mais tarde, serão conduzidos experimentos de ciclo de vida para obter sementes espaciais, segundo a coletiva.

   O país obteve com sucesso sementes espaciais de Arabidopsis por meio de seu experimento anterior de ciclo de vida no espaço, disse Zheng Huiqiong, pesquisadora do Centro de Excelência em Ciências Moleculares de Plantas da Academia Chinesa de Ciências.

   Zheng acrescentou que se espera que o experimento sobre o ciclo de vida do arroz no módulo de laboratório Wentian seja bem-sucedido e forneça orientação teórica para a produção de grãos espaciais.

   O crescimento das plantas no espaço enfrenta problemas como atraso no florescimento, baixa taxa de estabelecimento de sementes e diminuição da qualidade das sementes, e apenas algumas culturas como colza, trigo e ervilha completaram experimentos no espaço para obter sementes, disse Zheng.

Sair da versão mobile