Adis Abeba – A ferrovia Etiópia-Djibuti, construída pela China, iniciou na quinta-feira o embarque de veículos dos portos de Djibuti para Adis Abeba, capital etíope.
O primeiro carregamento de veículos chegou à Estação de Carga Indode, nos arredores de Adis Abeba.
Uma cerimônia especial foi realizada na estação para marcar a chegada do primeiro carregamento.
Abdi Zenebe, diretor-executivo (CEO) da Ethiopia-Djibuti Railway Share Company (EDR), elogiou a medida, destacando que ela ajudará a realizar as principais aspirações da ferrovia em termos de facilitar o sistema de transporte da Etiópia.
Observando o enorme movimento de mercadorias importadas dos portos de Djibuti para o centro da Etiópia e itens exportados da Etiópia para o resto do mundo através dos portos de Djibuti, Zenebe disse que o primeiro embarque de carros de Djibuti para a Etiópia significa o compromisso da EDR em diversificar seus serviços de transporte.
“Isso é uma indicação de que estamos diversificando nosso negócio. Temos muitos vagões, que inclui tremonhas, temos vagões frigoríficos, além de muitos que ainda não utilizamos”, disse Zenebe. “Esta é uma forma de indicar e comunicar ao mundo e aos nossos clientes que começamos a utilizar estes vagões (ferroviários), e esta diversificação e expansão dos negócios vão garantir o progresso da EDR no futuro e expandir o serviço da EDR aos dois países e clientes envolvidos”.
A ferrovia de bitola padrão Etiópia-Djibuti, de 752,7 km, também conhecida como ferrovia Adis Abeba-Djibuti, contratada pela China Rail Engineering Corporation (CREC) e pela China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), é a primeira ferrovia transfronteiriça na África continente.
À medida que a ferrovia eletrificada Etiópia-Djibuti melhora significativamente o mercado de frete, a EDR afirmou que a ferrovia está enriquecendo seus serviços para realizar a ambição dos dois países de construir um cinturão industrial e econômico que impulsione o desenvolvimento econômico e social dos dois países.
Abdurahman Ibrahim, gerente-geral da Nana Solutions, empresa que fez parceria com a EDR para importar o primeiro lote de 24 veículos pela ferrovia Etiópia-Djibuti, disse que a ferrovia oferece muitas vantagens para empresas que atuam nos setores de importação e exportação.
“Temos muita sorte de ser os pioneiros nesta ótima iniciativa. Ela nos oferece várias oportunidades, incluindo segurança, pois o uso de vagões ferroviários é altamente seguro até seu destino final”, disse Ibrahim à Xinhua. “Também é muito econômico, pois reduz o custo quase pela metade em comparação com os caminhões de transporte de automóveis. Sua entrega rápida também é outra grande vantagem”.