Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Europa enfrenta pior seca em 500 anos, diz agência da UE

Bruxelas – A Europa está passando por sua pior seca em pelo menos 500 anos, com quase dois terços do continente em estado de atenção ou alerta ou atento, afirmou uma agência da União Europeia (UE) nesta terça-feira.

Em seu relatório analítico de agosto, o Observatório Europeu da Seca (EDO) afirmou que cerca de 47 por cento da Europa está sob condições de atenção devido a uma grave falta de umidade do solo.

Outros 17 por cento dos países estão em condições de alerta.

“A severa seca que afeta muitas regiões da Europa desde o início do ano vem se expandindo e piorando desde o início de agosto”, segundo o relatório, acrescentando que a região da Europa Ocidental-Mediterrâneo provavelmente terá condições mais quentes e secas do que o normal até novembro.

A seca interrompeu o transporte fluvial e a produção de eletricidade e reduziu os rendimentos de certas culturas, afirmou.

A seca atual parece ser a pior em pelo menos 500 anos, assumindo que os dados finais no final da temporada confirmam a avaliação preliminar, afirmou a Comissão Europeia em comunicado.

As safras de verão sofreram em 2022, com os rendimentos de milho em grão 16 por cento abaixo da média dos cinco anos anteriores e os rendimentos de soja e girassol devem diminuir 15 e 12 por cento, respectivamente.

A geração de energia hidrelétrica também sofreu um impacto, com impacto adicional em outros produtores de energia devido à falta de água para alimentar os sistemas de refrigeração.

Os baixos níveis de água prejudicaram o transporte fluvial ao longo do rio Reno e em outros lugares, com cargas de transporte reduzidas afetando o transporte de carvão e petróleo.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo