Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Água potável na estação espacial da China é 90% reciclada

Beijing, 24 ago – A estação espacial tripulada da China em órbita, a Shenzhou-14, agora tem capacidade para produzir mais de 90% de sua água potável através da reciclagem, e menos de 10% é fornecido a partir da Terra, disse a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).

A reciclagem é realizada pelo sistema de controle ambiental e suporte de vida instalado na estação espacial, que compreende seis subsistemas, respectivamente, para produção de oxigênio por eletrólise de água, remoção de dióxido de carbono, remoção de gás nocivo, tratamento de urina, tratamento de água e produção de água com dióxido de carbono e hidrogênio.

Com o objetivo de criar um ambiente habitável semelhante à Terra no espaço, o sistema de controle ambiental e suporte de vida regula a pressão do ar, o conteúdo de oxigênio, a velocidade do vento, a temperatura e a umidade, entre outros, dentro da espaçonave, disse a CMSA.

O sistema ainda reduz o ruído na cabine com cobertura absorvente de som, painéis de isolamento acústico, isoladores de vibração e almofadas de choque.

Ele também coleta o suor e a urina dos astronautas e os purifica em água potável, e produz oxigênio por eletrolisar água reciclada, segundo a CMSA.

O subsistema para a produção de água por dióxido de carbono exalado e hidrogênio da eletrólise da água, a mais recente inovação, foi instalado na estação espacial e testado pela tripulação de Shenzhou-14 com assistência terrestre.

O novo subsistema pode ajudar a reciclar um quilo extra de água por dia, elevando a proporção de água potável produzida pela reciclagem de 80% para mais de 90%.

Como uma tecnologia chave necessária para as missões tripuladas da China, o sistema de controle ambiental e suporte de vida garante a segurança dos astronautas em órbita e ajuda a construir uma estação espacial habitável, disse a CMSA.

Atualmente, os pesquisadores estão trabalhando nas tecnologias de regeneração de próxima geração, incluindo a regeneração de alimentos, para maximizar a reutilização de materiais da estação espacial no futuro, acrescentou a agência. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo