Beijing – A China cortou nesta segunda-feira, para apoiar a economia, a taxa referencial de empréstimo baseada no mercado.
A principal taxa de empréstimo (LPR, em inglês) para um ano foi fixada em 3,65% na segunda-feira, queda ante os 3,7% anteriores, de acordo com o Centro Nacional de Financiamento Interbancário.
A LPR de cinco anos, na qual muitos credores baseiam suas taxas hipotecárias, foi reduzida em 15 pontos-base, para 4,3%.
A redução seguiu o corte nas taxas de mais de cinco anos em maio.
Os dados divulgados mensalmente são uma taxa de referência de preços para os bancos e são baseados nas taxas das operações de mercado aberto do Banco Central, especialmente a taxa de juro da facilidade de empréstimos de médio prazo (MLF, em inglês).
O banco central da China cortou as taxas de juros de seus empréstimos MLF em 10 pontos-base na semana passada, o segundo movimento desse tipo este ano.
O Banco Central comprometeu-se a intensificar a implementação da política monetária prudente e dar pleno espaço para as funções das ferramentas de política monetária.