Beijing, 22 ago – O Ministério da Educação da China anunciou nesta segunda-feira os resultados de uma investigação sobre ilustrações problemáticas em livros didáticos de matemática para alunos de escolas primárias, publicados pela Editora de Educação do Povo (EEP).
De acordo com um comunicado da pasta, as ilustrações que geram preocupações públicas não estavam em conformidade com as preferências estéticas do público no estilo geral de pintura e algumas delas não atendiam aos altos padrões profissionais para a produção de ilustrações. Certas ilustrações apresentavam erros e algumas outras poderiam causar mal-entendidos.
Vinte e sete pessoas foram responsabilizadas por negligência do dever, anunciou o ministério, acrescentando que os serviços de Wu Yong, do designer de capas Lyu Min e de Lyu Jingren, bem como suas oficinas, não seriam mais contratadas para o design e ilustração de livros didáticos nacionais.
A EEP concluiu a recriação das ilustrações dos livros didáticos de matemática para alunos de escolas primárias e está fazendo todos os esforços para garantir que os novos livros estejam disponíveis antes do início do novo semestre em setembro de 2022.
Algumas outras ilustrações problemáticas circuladas online, de acordo com a declaração, não eram de livros didáticos de matemática da escola primária da EEP e também serão corrigidas.
O ministério lançou uma revisão de ilustrações e conteúdo em livros didáticos, materiais suplementares e materiais de leitura extracurricular para escolas de ensino fundamental e médio em todo o país.