Shenzhen – O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, pediu esforços para avançar nas explorações de reforma e abertura, a fim de buscar um novo ímpeto para estabilizar a economia e promover o desenvolvimento.
Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações durante uma visita de inspeção em Shenzhen, na Província de Guangdong, sul da China, de terça a quarta-feira.
Li enfatizou a implementação completa da nova filosofia de desenvolvimento e a coordenação da prevenção e controle da epidemia com o desenvolvimento econômico e social de maneira altamente eficiente.
O país consolidará ainda mais as bases para a recuperação econômica, dará prioridade à estabilização do crescimento, assegurará emprego estável e garantirá os meios de subsistência das pessoas, disse ele, enfatizando a busca de um novo impulso por meio de avanço na reforma e abertura.
Li ouviu um relatório sobre empreendedorismo e inovação em massa do governo municipal de Shenzhen e visitou um parque de inovação, onde disse que o fundo de capital de risco deve ser promovido para ajudar as start-ups em seu estágio crítico de desenvolvimento.
Ao visitar o porto de Yantian, um importante porto de comércio exterior em Shenzhen, Li enfatizou a garantia do funcionamento tranquilo e eficiente do porto para ajudar a manter as cadeias industriais e de suprimentos estáveis.
A abertura é a política estatal fundamental da China e, não importa como o cenário internacional possa evoluir, a China continua comprometida em expandir a abertura, disse Li.
Durante a visita, Li ouviu relatos sobre os esforços das autoridades locais para estabilizar o emprego.
Na BYD, fabricante líder de veículos elétricos na China, o primeiro-ministro foi informado de que a empresa agora tem 500 mil funcionarios e criou uma média de mais de 20 mil novos empregos mensais este ano.
Li disse que o governo não apenas ajuda micro, pequenas e médias empresas e trabalhadores autônomos a resolverem suas dificuldades, mas também apoia grandes empresas privadas a se fortalecerem e melhorarem.
Salientando que o país consolidará e desenvolverá inabalavelmente o setor público e incentivará, apoiará e orientará o desenvolvimento do setor não público, o primeiro-ministro disse que todas as empresas, estatais ou privadas, chinesas ou estrangeiras, são tratadas como iguais em desfrutar apoio político.
Como a maior província econômica da China, Guangdong deve continuar exercendo seu papel como pioneira da reforma e da abertura e sustentação da economia, a fim de contribuir mais para o desenvolvimento do país, indicou Li.
O primeiro-ministro disse que mais apoio financeiro será direcionado aos projetos maduros da província, que devem beneficiar o desenvolvimento de longo prazo da região.
Enquanto nenhum ônus extra do prêmio do seguro social seja colocado em Guangdong este ano, a província, uma grande criadora de empregos, deve garantir a operação estável das entidades do mercado e o emprego estável de grupos-chave, incluindo trabalhadores migrantes, assinalou Li.
Li também presenteou uma cesta de flores para a estátua do camarada Deng Xiaoping no Parque Lianhuashan, em Shenzhen.